sábado, 19 de setembro de 2015

Da Itália para a sua Mesa: Como fazer Pizza!


Olá pessoas! Sabe quando dá aquela fominha de coisa gostosa e não queremos gastar? Pois bem, a dica de hoje é a pizza caseiraCom ingredientes que temos em casa, e saindo por menos de R$20,00 se for comprar os ingredientes, a receita rende 4 pizzas médias! Uma delícia, feita na hora e super baratinha. 


Receita 1 - Pizza comum

Ingredientes :

500 g (4 xícaras) de farinha de trigo
½ colher (sopa) de sal
1 sachê de 10 g de fermento biológico seco
½ colher (sopa) de açúcar cristal
320 ml (1 xícara + ¼ de xícara) de água morna

  • Obs:. Para a base do recheio use três ou quatro colheres de molho de tomate e bastaaante queijo mussarela ralado na hora. Finalize com calabresa fatiada fina e o que mais sua imaginação permitir! Vale até pizza doce.


Modo de Preparo :

Numa vasilha misture a água morna com o fermento e o açúcar. Dissolva bem e deixe descansar por uns 5 minutos. Enquanto isso, faça um monte com a farinha sobre uma bancada, colocando o sal ao redor. Abra uma cavidade no meio. Coloque a água com fermento e açúcar ali no meio e com as mãos comece a formar uma massa, puxando pouco a pouco a farinha em volta para o meio.

Quando estiver tudo unido, faça uma bola e comece a sovar. Sove por cerca de 15 minutos até obter uma massa bem lisa e elástica. Cubra com um pano e deixe crescer por pelo menos 30 minutos em temperatura ambiente. Enquanto a massa cresce você pode ir preparando o recheio à sua escolha para depois só montar as pizzas antes de ir ao forno.

Pré-aqueça o forno a 240ºC. Divida a massa em 3 ou 4 bolas. 
Abra numa superfície enfarinhada para ficar com cerca de 0,5 cm de espessura, com a ajuda de um rolo. Coloque sobre uma assadeira para ir ao forno. 
Cubra com o recheio e leve ao forno por cerca de 10 minutos ou até que esteja pronta!

A receita maravilhosa e aprovada pelo pessoal aqui de casa é da Lu Ferreira, do Chata de Galocha. Se você quiser conferir o passo a passo em vídeo, é esse aqui:



Receita 2 - Pizza com massa de couve-flor

Ingredientes :

1 couve flor média (em torno de 750 g)
1 xícara (100g) de amêndoas moídas
2 ovos
1 colher de sopa de orégano seco
1 colher de sopa de manjericão seco
Sal e pimenta do reino à gosto 

Modo de Preparo :

Separe os ramos da couve flor e deixe de molho na água com vinagre por aproximadamente 20 minutos. Depois lave, seque, e processe no processador até virar uma "farinha".
Despeje a couve-flor numa assadeira com papel manteiga e coloque no forno pré-aquecido em 190ºC para assar 15 minutos. Retire e deixe esfriar um pouco.
Então, coloque a couve-flor em um pano de prato e aperte para tirar todo o líquido restante que você conseguir. Transfira a couve-flor sem o líquido para uma tigela vazia.
Ligue o forno em 240ºC.
Adicione nessa tigela os ovos, as ervas secas, o sal e a pimenta. Misture até ficar homogêneo.
Numa assadeira redonda, coloque uma folha de papel manteiga e adicione filetes de azeite por cima. Então, despeje sua massa e espalhe-a com a ajuda de uma colher ou com as mãos para ocupar todo espaço da forma.
Coloque a assadeira no forno e deixe assando por 15 minutos, até ela estar douradinha. Deixe esfriar um pouco.
Espalhe o molho de tomate, queijo mussarela ralado na hora e o que mais preferir e então coloque no forno novamente até esse queijo estar derretido. Agora é só comer!

A receita é do Canal do Youtube Home Cooking Adventures. Com certeza você irá surpreender a todos com essa delícia!

  • Obs:. O canal, o vídeo e a receita estão em inglês. Eu fiz uma tradução livre do conteúdo que está originalmente postado. O vídeo ajuda bastante a entender o processo!


As receitas dão super certo, então pode fazer sem medo de errar! Espero que vocês tenham gostado e ficado com vontade de testar em casa também.

Beijo em vocês e boa comilança!