domingo, 15 de novembro de 2015

Coisas que te ajudam a ser mais organizado

Quem tem problema com organização bate aqui o/ \o 



Separar um tempo pra arrumar as coisas todas no lugar é tenso pra quem é muito ocupado, aí a gente vai deixando as coisas amontoadas até que não dá pra viver mais no ambiente né?! Então o jeito é manter a arrumação impecável.

Esse post vai salvar a sua vida! haha, só uma pessoa tao desorganizada *eu* quanto você pode te ajudar nessa missão.

Antes de começarem os julgamentos eu me defendo, eu trabalho e estudo durante a semana, arrumar meu quarto não é uma prioridade durante os dias úteis, uso todo o tempo livre pra ficar com meus irmãos e estudar. Ok? Ok. Outra coisa é que eu encontro minhas coisas, mesmo na bagunça. Então é uma bagunça organizada *quem é desorganizado entende!!!*. Ok? Ok. 

Minha bagunça consiste principalmente em: livro, papel, fios, cosméticos e roupas. Os livros e os papéis não tem como eliminar, eles sempre estão por aqui em algum lugar, os fios é só enfiar todos na caixa de fio os cosméticos também tem seu lugar e as roupas, após separadas, é só guardar ou colocar para lavar.

Se o seu problema é parecido com o meu aqui vão algumas dicas que ME ajudaram muito a manter as coisas sob controle aqui no meu quarto.

1º Escrivaninha

A escrivaninha do meu quarto é uma bancadona *quase 3 metros*, ou seja, da pra entulhar muita coisa em cima dela! E era exatamente isso que eu fazia, até aprender com Dudu uma técnica muito legal que se chama 5S. Essa imagem explica direitinho como funciona:


Isso quer dizer que no seu ambiente de trabalho -escrivaninha- só irão permanecer os materiais que você realmente USA. Depois cada material terá o seu lugar definido, assim os que você usa menos ficarão mais afastados de você, para não atrapalhar seu rendimento. O terceiro S diz respeito a limpeza, manter seu local de estudo\trabalho sempre limpo e em condições de uso. Depois disso você observa o entorno, se este é um lugar quente providencie um ventilador, se é escuro uma luminária, e assim por diante, visando sempre o seu bem estar maior. O quinto 'S' é o comprometimento que você vai ter em manter as coisas arrumadas, organizadas e cheirosas sem que alguém *alô, mãe!!* fique te cobrando.

Eu uso esse método e, embora não tenha alcançado o quinto 'S' ainda, me ajudou muito a conseguir liberar espaço na minha bancada.

Os nichos na parede são uma maneira de organizar o espaço e decorar!: O amarelo traz calor instantâneo para ambientes interiores, principalmente se o tom for agradável aos olhos.  50 curiosidades interessantíssimas que você não sabia sobre o Amarelo / 50 shades of yellow! Curiosities about the colour.: O hall de entrada deu lugar ao escritório do casal Gil Fialho, paisagista, e Anna Lucia Azevedo, designer de interiores. A mesa é mais larga para eles desenharem seus projetos. Separados nos nichos da estante ficam livros:

Por exemplo: 
a) Eu providenciei uma cesta, onde ficam todos os post-its, marcadores, clipes, apontador, durex e essas coisas que uso quando estou estudando;

b) Como eu tenho muitas canetas e marca-textos peguei dois copos e coloquei do lado da cesta onde estão os post-its com todas as canetas.


c) A luminária eu coloquei do outro lado da cesta com os post-its, tudo bem grudadinho na parede, assim ganho mais espaço ora trabalhar com o computador e livros\cadernos ao mesmo tempo.

d) Como a bancada é muito grande na ponta esquerda coloquei uma outra cesta com todos os meus produtos (hidratantes, perfumes, desodorantes, filtro solar...), colocar uma cesta ajuda a não deixar as coisas espalhadas, elas ficam todas reunidas em um lugar só e se estiverem perdidas por aí em algum lugar é só tacar na cesta de volta.

e) Também no canto esquerdo ficam as pastas. Pastas são uma ótima maneira de arrumar aquele monte de folha solta (prova, trabalhos, documentos, xerox...) que você não tem onde colocar. As sanfonadas são melhores ainda porque assim você pode separar as folhas por assunto em cada compartimento.

2º Estante

Estante + Livros + intercalando horizontal e vertical + cenário com livro aberto mais escultura + vasos + caixas + aparadores + separando por cor.: Dica para organizar o seu escritório. Prateleiras com várias divisórios de diferentes tamanhos, para organizar tudo direitinho.:

Estantes são uma maneira rápida e eficiente de organizar as coisas e ainda dão um charme a qualquer ambiente.

Aqui no meu quarto eu comprei uma estante com nichos quadrados. São duas colunas e cada uma tem 6 nichos, ao todo são 12 espacinhos pra preencher com todas as coisas que "sobram" no quarto. 

É uma estante bem alta e por isso precisa ser bem divido onde vai ficar cada coisa. Pra ajudar a organização eu fiz assim com a minha:

a) nos nichos do meio, que estão ao alcance mais rápido dos olhos e das mãos coloquei os livros da faculdade, porque eu uso com muita frequência. Nos espaços que estão a sua altura coloque as coisas que usa todos os dias ou quase todos os dias.

b) nos nichos mais a baixo, que estão a baixo da sua cintura coloque as coisas que não precisa muito. No meu caso eu coloquei coisas de decoração: porta-retratos e bibelôs, por exemplo.

c) nos nichos próximos ao chão ou ao teto (minha estante é vertical, então é apoiada no chão mesmo), você pode colocar materiais que não usa mais ou que precisa quase nunca, por exemplo pastas com documentos, álbum de fotos, livros técnicos que usa menos... Os nichos próximos ao chão são melhores para mexer que os mais próximos do teto, então dê preferencia para as coisas que pode precisar mais aos próximos ao chão. Assim se você quiser procurar algo, não precisa pegar uma escada ou banquinho, é só sentar no chão e pronto (:

d) use a estante como decoração também, coloque coisas fofinhas nos espaços que sobrarem *sem entulhar*.

http://melinasouza.com/2015/05/24/room-tour-2015/  Melina Souza - Serendipity <3  #Room Tour  #Melina Souza #Serendipity:
Estante organizada por cor e preenchida de fofurices

e) Não deixe sua estante ficar entulhada de coisas. Pensa comigo, se chegar alguém você pode esconder todas as coisas que estão perdidas na bancada, na cama e no chão, mas e a estante? Não dá. Então procure sempre seguir o passos do 5S na estante também.

3º Quadro branco

É isso mesmo, aqueles quadros da escola no seu quarto. Parece que não vai ter utilidade nenhuma, mas se você é uma pessoa que tem problema com organização provavelmente também deve esquecer alguns compromissos ou datas importantes. 

No quadro branco você vai anotar todas as coisas que precisa fazer no dia ou na semana. Assim é só você bater o olho e vai estar diante do resumo da sua agenda, sem precisar procurar a mochila, procurar a agenda, procurar a data... Vish, esse quadro vai te ajudar, vai por mim!

O quadro branco não faz sujeito como o quadro negro que precisa de giz, porque se escreve com pincel. Outra coisa legal é que alguém ainda pode deixar um recadinho lá pra você <3

a) no meu quadro eu eu colei pregadores (sim, aqueles de prender roupa no varal!) em volta, assim eu posso deixar pregado em volta alguma anotação importante que vou precisar, contas pra pagar e remédios que tenho que tomar.

b) você pode substituir o vidro pelo quadro, também da pra escrever com os mesmos marcadores do quadro branco e fica mais discreto na parede.



4º Cesto de roupa suja

Ter cesto de roupa suja no quarto parece ser um pé no saco, mas não é! As vezes dá preguicinha de levar a roupa atéeee lá fora onde ta o cesto e aí fica aquela montanha se acumulando no seu quarto. Com o cesto no quarto é só colocar tudo la dentro, fechar e pronto. Sem bagunça de roupa. 

5º Favela

Eu não sei como se chama de verdade esse negócio, sempre chamei de favela rs. Nada mais é do que aquele cabideiro cheio de ganchinhos onde se pendura bolsas, chapéus, casacos... 

cabideiro de chao pinus - Pesquisa Google:

É muito legal ter isso no quarto de pessoas bagunceiras porque essa é uma maneira muito prática de organizar bolsas. Vamos pensar em uma situação: uma menina está se arrumando, ela já escolheu a roupa, o sapato e os acessórios, aí na hora de escolher a bolsa tem que ir no armário, olhar uma por uma pra decidir, e com isso todas as bolsas vão passear em cima da cama.

Se você tiver uma favela é só pendurar todas as bolsas lá, inclusive as mochilas, assim todas vão ficar visíveis e você só vai tirar aquela que for usar. E mesmo se quiser experimentar outras é só colocar de volta no ganchinho e não faz bagunça.





O post ficou longo, mas foi por uma boa causa né?! Um quarto organizado é tudo de bom, a gente se sente mais confortável e menos irritado (porque as coisas somem menos)...

Se vocês gostaram desses post, compartilhem ele nas redes sociais, é só clicar nos botões correspondentes aqui embaixo.

Um beijo em vocês e até a próxima ;*