sábado, 19 de dezembro de 2015

Por dentro do Universo de Star Wars - Parte III

Episódio IV – Uma Nova Esperança

"Os Sith conseguiram dominar a galáxia através de um golpe de mestre e, de quebra, destruíram todos os Jedi. Apenas dois mestres sobreviveram  (e uma meia dúzia de gatos pingados que depois foram caçados e mortos por Darth Vader).


No entanto, um grupo de pessoas se rebelou contra a tirania do imperador, formando uma aliança para lutar contra o império e restaurar a democracia. Essa aliança contava com políticos do senado imperial, empresários, idealistas, etc. Uma de suas cabeças era justamente a princesa Leia Organa, de Alderaan, que estava a caminho de Tatooine para pedir ajuda do mestre Jedi exilado Obi-Wan Kenobi. Leia portava os importantes esquemas da Estrela da Morte, uma estação espacial bélica construída pelo império da qual ninguém tinha ideia do poder (não se sabem como foi formada a Aliança Rebelde nem como conseguiram os planos da Estrela da Morte, isso deve ser esclarecido no filme Star Wars: Rogue One que vai sair em 2016). 


Infelizmente a nave de Leia foi interceptada por Vader na órbita de Tatooine, mas ela conseguiu colocar os planos que deveriam ser entregues aos rebeldes dentro de R2D2 e evacuá-lo da nave juntamente com C3PO. Leia mandou-os em busca de Obi-Wan e gravou uma mensagem pedindo ajuda.

Vader ameaça a princesa Leia

Em Tatooine, R2 parte em busca do Jedi, porém é interceptado e capturado pelos Jawas. Os Jawas vendem R2 e C3PO em uma fazenda de umidade, e quem os compra é Luke Skywalker. Luke acidentalmente descobre a mensagem de Leia gravada como um holograma em R2D2, e ele fica curioso para saber quem é o tal Obi-Wan Kenobi, pois ele conhecia o velho Ben Kenobi que morava em uma fazenda próxima da sua. 

Luke vai procurar Ben, se mete em umas confusões pelo caminho mas finalmente o encontra. Ben abre a mensagem e identifica a princesa Leia. Ele decide que vai atender seu pedido e ajudar a aliança a lutar contra o império, mas e quanto a Luke? O garoto havia crescido no planeta deserto e jamais conheceu os pais. Os tios que o criaram não falavam muito do que ocorreu, apenas que havia muito de seu pai nele. Luke era um excelente piloto e planejava deixar Tatooine para ajudar os rebeldes a lutar contra o império.

Ben revela que ele é na verdade Obi-Wan e que é um cavaleiro Jedi. Revela também que o pai de Luke, Anakin, um dia foi um grande piloto e Jedi e que eles lutaram lado-a-lado na Guerra dos Clones. Obi-Wan diz que um jovem Jedi passou para o lado negro e virou Darth Vader, e assim matou seu pai e vários Jedi pela galáxia. Obi-Wan pede a Luke que o siga e que deixe que o treine pois Luke é capaz de se tornar um Jedi. Luke, no entanto, recusa pois precisa ajudar seus tios (e sabe que seu tio não permitiria). Obi-Wan entrega a Luke o sabre-de-luz que um dia pertenceu a seu pai e se despede.

Luke vê o pôr-do-Sol em Tatooine

Ao chegar de volta na fazenda, Luke vê seus tios mortos e tudo destruído. O Império estava em Tatooine a procura dos dróides que Leia enviou contendo os planos da Estrela da Morte. Luke retorna a Obi-Wan e decide segui-lo, tornar-se um Jedi e lutar contra o Império. 

Eles seguem para o espaçoporto de Mos Eisley, onde procuram um transporte para deixar o planeta. Encontram uma dupla de pilotos que aceitam o serviço: Han Solo e seu fiel co-piloto e mecânico Chewbacca. O grupo parte para Alderaan. 

Paralelo a isso, Vader tortura Leia para que ela conte informações sobre a rebelião mas a princesa não dá o braço a torcer. Vader decide então mostrar a ela o poder da Estrela da Morte. Ele aponta a gigantesca estação para Alderaan, o planeta de Leia, e com apenas um disparo o planeta é destruído (sim... ele destruiu um planeta inteiro! Tudo que era vivo lá morreu!). 

Obi-Wan, que começou a treinar Luke no caminho para Alderaan, sente um grande distúrbio na Força inexplicável. Eles chegam na coordenada de Alderaan mas não há nada, apenas rochas flutuando e uma estranha lua. Logo percebem que não se tratava de uma lua e sua nave é atraída para dentro da Estrela da Morte. Quando dois Stormtroopers entram na nave de Han, Millenium Falcon, Chewie os nocauteia e Luke e Han vestem seus uniformes para se passarem por troopers. 

Luke e Han armam um plano para libertar a princesa enquanto Obi-Wan vai desarmar o raio atrator da estação. Com muitas dificuldades, Luke, Han, Chewie, C3PO e R2D2 conseguem salvar Leia e Obi-Wan desliga o raio atrator para que possam fugir. Obi-Wan, no entanto, encontra Vader em seu caminho de volta para a Falcon e os dois lutam. Obi-Wan é morto por Vader, mas seu sacrifício permite que o grupo escape da Estrela da Morte.

Chewabacca, Luke, Obi-Wan e Han na Millenium Falcon

Eles vão para Yavin, onde existe uma base rebelde com naves prontas para atacar a estrela. Os planos são entregues e logo descobrem um ponto fraco na estação espacial. Luke se junta aos pilotos e Han decide pegar o dinheiro do resgate e ir para bem longe.

A operação de ataque se inicia, porém as naves dos rebeldes são destruídas aos poucos pelas naves do Império. O plano consistia em voar em uma fenda na Estrela da Morte e atirar torpedos de prótons em uma saída de exaustão que era ligada diretamente ao núcleo da estação, o que a destruiria. No entanto, toda vez que um piloto entrava na fenda para atirar na saída de exaustão, Darth Vader os destruía de sua nave. Luke adentra e, quando está próximo do objetivo, Vader quase o destrói, no entanto Han Solo volta para ajudar e desabilita a nave de Vader. Luke, livre para cumprir a missão, dispara os torpedos que acertam o alvo com a ajuda de Obi-Wan (que volta a vida como um “fantasma da Força”). A Estrela da Morte é destruída e Luke e Han são premiados como heróis rebeldes.

Ataque à Estrela da Morte

O império obviamente é muito grande e poderoso e não acabou com este ataque. Porém, os rebeldes provaram que ele pode ser ferido. Surge uma nova esperança para a galáxia.

Os heróis são homenageados



Episódio  V – O Império Contra-Ataca

A rebelião contra o Império cresceu bem como os esforços do Império para destruí-la. Os rebeldes estavam escondidos num planeta de gelo chamado Hoth. Luke se perde durante uma ronda e é capturado por um Wampa (uma espécie de homem das neves). Ao despertar em sua caverna, Luke foge muito debilitado, porém antes de cair inconsciente na neve ele vê o espírito de Obi-Wan que o diz para procurar mestre Yoda em Dagobah para concluir seu treinamento.

Han procura por Luke e o encontra, resgatando-o e levando-o de volta para a base. O Império consegue localizar os rebeldes e manda uma batalhão com veículos terrestres blindados para atacá-los. Enquanto alguns rebeldes evacuam a base, um grupo luta contra as tropas imperiais. Vader tem interesse especial em Luke, pois sentiu um grande poder da Força vindo de sua nave no embate na Estrela da Morte. O Império destrói as bases porém também sofre grandes baixas, os rebeldes escapam. 


Luke vê Obi-Wan em Hoth

Batalha em Hoth


Han, Leia, Chewie e C3PO vão se unir aos rebeldes em um ponto específico no espaço e Luke vai com R2 para Dagobah, em busca do mestre Yoda.

Quando Han tenta entrar no hiperespaço o hiperdrive da problema denovo (novidade!) e a Falcon não consegue viajar, sendo perseguida por naves imperiais no espaço. Han pousa a Falcon dentro de uma caverna em um asteroide para escondê-la, porém o Império bombardeia a superfície da rocha e o grupo descobre que não estavam numa caverna, porém dentro de um verme espacial gigantesco que foi despertado pelas bombas do Império. Han foge e vai para Bespin, onde lembra ter um “amigo” que poderia o ajudar a consertar a Falcon.

Enquanto tudo isso ocorre, Luke chega em Dagobah e encontra um pequeno ser verde engraçadinho. Esse ser é na verdade o poderoso mestre Yoda que, com certa relutância, começa a treinar Luke e ensiná-lo mais sobre a Força. Em Bespin, o “amigo” de Han Solo, Lando Calrissian, o traiu. A Falcon foi seguida pelo caçador de recompensas Boba Fett até Bespin. Lá o império chegou primeiro e armou uma emboscada para capturar os líderes rebeldes. Vader então congela Han em carbonita (para testar se funcionaria, pois a verdadeira intenção era congelar Luke pois Vader o queria vivo) e aprisiona Chewie e Leia (C3PO é destruído, porém Chewie o remonta na cela).

Yoda treina Luke

Em seu treinamento, Luke sente que seus amigos correm grande perigo. Yoda o adverte que se ele deixasse o treinamento para tentar salvar os amigos, ele falharia. Luke deveria deixar que seus amigos perecessem para continuar o treinamento e só assim poderia derrotar Vader. O garoto não o ouve e parte para Bespin para resgatar todos. Yoda lamenta e o espírito de Obi-Wan diz que Luke é a única esperança da galáxia. Yoda, no entanto, revela que ainda existe outra...

Ao chegar em Bespin, Luke enfrenta Vader em uma batalha com sabres de luz. Mesmo que os poderes de Luke tenham aumentado pelo treinamento, Vader tinha muito mais experiência e o encurrá-la. Com um golpe, Vader corta a mão de Luke e tenta convencê-lo a ir para o lado negro da Força. Vader pergunta se Obi-Wan não contou para Luke o que aconteceu com seu pai, Luke diz que sim e que sabia que Vader havia matado seu pai. Darth Vader então revela a verdade bombástica: ele era o pai de Luke. Atordoado, o jovem se joga no poço da cidade-das-nuvens e é resgatado por Leia (Lando se arrependeu e estava pilotando a Falcon). Eles fogem e seu juntam aos rebeldes, porém Han é levado pelo caçador de recompensas.

"Não, Luke... Eu sou seu pai!"

Os Rebeldes se preparam para a B

O império contra-ataca e deixa a aliança rebelde desesperada. O futuro se torna incerto..."


Parte I || Parte II || Parte III || Parte IV