segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Por dentro do Universo de Star Wars - Parte IV

Episódio VI – O Retorno de Jedi


"Luke, Leia e Lando bolam um plano para resgatar Han. Sem muitos detalhes, Leia se disfarça de caçadora de recompensas, invade o palácio de Jabba (para onde Boba Fett levou Han, que estava sendo mantido congelado), descongelando-o porém sendo surpreendida no ato. Jabba a aprisiona e faz dela sua escrava. 


Luke no Palácio de Jabba

Aí entra o plano B: Luke, agora como uma pessoa mais sábia e muito mais poderoso com a Força, entra no palácio de Jabba e exige que seus companheiros sejam libertados. Jabba não dá a mínima e lança Luke na jaula do Rancor, uma criatura gigantesca monstruosa. Luke luta com a criatura e a derrota, mas é preso e levado para ser sacrificado no Sarlacc, uma espécie de planta carnívora gigante que ficava no meio do deserto, onde Jabba executava os indesejáveis. O Jedi escondeu seu sabre de luz dentro de R2D2 que, no momento certo, o devolve. O guerreiro faz uma lambança com a arma enquanto Leia mata Jabba enforcado. Eles conseguem escapar com Han vivo.



O grupo segue para se encontrar com os rebeldes, porém Luke toma um caminho diferente e volta para Dagobah, para terminar seu treinamento com Yoda. O pequeno mestre verde vê que Luke está muito forte e que até foi capaz de construir um novo sabre-de-luz (não é algo tão simples) e que estava pronto para completar seu destino: derrotar Darth Vader e só assim se tornar definitivamente um Jedi. Yoda morre em paz, seu corpo desaparece e ele se torna um fantasma da Força. Luke volta para junto de seus amigos.


Último diálogo entre Yoda e Luke

O império estava construindo uma segunda estrela da morte em órbita da lua Endor, mas dessa vez era um pouco diferente. Uma base da lua gerava um poderoso campo de força em volta da estrela, que precisava ser desativado antes que os rebeldes pudessem destruí-la. Um grupo em terra é enviado para desativar a base (liderados por Han e Leia) enquanto outra guarnição espera para atacar a estrela e destruí-la antes que ela estivesse finalizada. 


Muita coisa acontece nesse meio tempo, mas não vou entrar em detalhes. Uma coisa que vale a pena ressaltar é que Yoda conta a Luke que ele tem um gêmeo... Uma gêmea, na verdade. Luke é irmão de Leia e ele conta isso a ela antes de decidir se entregar a Vader para enfrentá-lo. Luke não desejava matá-lo, mas sim trazer seu pai de volta para luz, assim como Leia (que tem tanto poder quanto Luke e sente que ainda há bondade em Vader). Os rebeldes no entanto são atraídos para uma armadilha do imperador Darth Sidious: a Estrela da Morte já estava funcional, ao contrário do que achavam, e a base em terra era pesadamente guardada. Era um plano para atrair um ataque em massa da Aliança Rebelde e acabar de vez com isso.


O imperador tenta atrair Luke para o lado sombrio, porém Luke inicia seu embate contra Vader. Com a ajuda dos Ewoks, residentes da lua Endor, Leia, Han e os rebeldes conseguem enfrentar os troopers e suas máquinas de guerra e invadir a base, desativando o gerador de campo de força e permitindo que a frota rebelde, que estava sendo esmagada na órbita de Endor, entre na Estrela da Morte e a destrua. 

Luke não consegue enfrentar Vader, até que o lorde sombrio “lê a mente” de Luke e vê que ele possui uma irmã. Vader a ameaça e Luke, furioso, reúne forças para derrotar seu pai. Com Darth Vader derrotado, o imperador tenta pela última vez persuadir Luke a ir para o lado negro, matar seu pai e tomar seu lugar. Luke controla seus sentimentos e permanece no lado luminoso, tornando-se um Jedi de fato. O imperador furioso usa todo seu poder em Luke para matá-lo. Luke implora piedade ao seu pai e pede que o ajude. Vader sente compaixão e nesse momento retorna para a luz, atirando o imperador num poço gigante dentro da Estrela da Morte, liberando uma onda de energia massiva ao mesmo tempo que os rebeldes atingem o núcleo vital da estação.

Embate final entre Darth Vader e Luke

O embate contra o imperador danificou muito a armadura e o corpo de Vader. A armadura o mantinha vivo e o seu corpo já era muito debilitado. Antes de morrer, Vader, agora novamente Anakin, pede para que Luke remova sua máscara para vê-lo com seus próprios olhos. Vader morre nos braços de seu filho. Suas últimas palavras são um pedido para que Luke diga a sua irmã que ela estava certa: ainda havia bondade nele. 

Com o imperador e Vader mortos, a Estrela da Morte destruída e o império em pedaços, a aliança rebelde triunfa. Luke dá um funeral Jedi a seu pai e pela primeira vez vê reunidos os fantasmas da Força de Obi-Wan, Yoda e Anakin.

O funeral de Anakin Skywalker

Anakin, Yoda e Obi-Wan como fantasmas da Força


Os Jedi retornaram e a tirania acabou. A paz voltou para a galáxia...

... Ou não.

Houve um despertar.

Você sentiu?

O Lado Negro... E a luz."



E assim "termina" a Saga! Agora em Dezembro foi lançado o Sétimo filme, e está imperdível. Para se aprofundar mais nesse Universo, confira aqui embaixo os links para as partes I, II e III também.

Que a força esteja com vocês!

Parte I || Parte II || Parte II | Parte IV