quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Primeiro Emprego

"Trabalhe até que você não tenha mais que se apresentar"

Não sei como você chegou aqui, mas se você estiver se sentindo como eu me senti a um ano atrás, esse post será de muita utilidade para você. Ano passado eu havia terminado o ensino médio e ia começar a faculdade no período noturno (falei sobre isso aqui). Como uma jovem adulta qualquer, faltava algo pra mim: dinheiroPode parecer exagerado, mas ter o poder de compra e uma certa "independência financeira", mesmo que morando com os pais, é quase uma necessidade básica depois de certa idade.



Eu trabalhei numa loja de maquiagem no Shopping, e não teria problemas em trabalhar em alguma outra loja de shopping outra vez. Alguns pontos para se considerar antes de se candidatar a uma vaga dessas:



Pontos Positivos:

- Existe uma infinidade de lojas! É só escolher as que você mais se identifica e tentar conseguir uma vaga;
- A maioria tem comissão em cima das vendas, o que é um super incentivo para se manter focado;
- Escalas de trabalho mutáveis e com carga horária de 6 horas por dia (normalmente);
- Têm sempre muita rotatividade, então conseguir uma vaga não é tão difícil assim;
- Sempre tem um perto da sua casa!


Pontos Negativos:

- Trabalha fins de semana e alguns domingos;
- Lidar com público pode ser desgastante e exaustivo;
- Como você fica do ladinho de várias lojas de fast food e inúmeras vitrines chamativas, fica dificílimo juntar dinheiro;
- Se o seu gerente não for gente boa, trocar a escala com um colega pra ir no casamento da sua prima será um grande problema #adeusvidasocial.

 Suas Opções


Pensa comigo: que tipo de primeira emprego você espera conseguir? Um trabalho legal de 6 horas, com fins de semana livres e uma remuneração rechonchuda? Nã nã não.

A não ser que você esteja fazendo faculdade e queira um estágio, ou acabou o curso e vai procurar um trabalho na área, suas opções são limitadas. São os sub empregos. Mas não que eles sejam de todo ruim! Neles você aprende várias coisas que definem um bom profissional, como pontualidade, responsabilidade, postura, respeito... Portanto, são também uma ótima chance de crescimento pessoal e amadurecimento.


Montando um Currículo


Provavelmente seu currículo terá somente Ensino Médio concluído, e você pode tentar impressionar colocando coisas como "Informática" e "Inglês Báscio", mas isso na verdade é só encheção de linguiça. O que vai determinar se você conseguirá determinada vaga, infelizmente, será sua aparência. 



Modelo de Currículo para Primeiro Emprego - Baixe Aqui

Entrevista

Se o empregador não te conhece, ele irá julgar pelo seu currículo. Se não tem "nada" no seu currículo, ele julgará sua postura, como você cuida do seu corpo, seu modo de falar, suas pretensões pro futuro... Então seja espontâneo, prestativo e atento. Demonstre que você tem muito a oferecer! 
E como as dicas desse post estão voltadas mais para os empregos que não exigem qualificações acadêmicas específicas, as dicas de vestimenta também são outras. Até mesmo na hora de deixar um currículo numa loja você já está sendo avaliado. Então tenha cuidado nesse momento também: vista-se casual, mas sem exageros. Uma blusa que não mostre decote e que tenha mangas, calça jeans e sapatilhas/tênis estão de bom tamanho. Assim como unhas e cabelos limpos, sempre.
Digo isso de experiência própria: Na loja, vários currículos sempre eram deixados todo mês. E se até nós, funcionárias, "avaliáva-mos" a possível candidata, por que não a gerente?



Como eu disse logo acima, várias coisas contam na hora de tentar conseguir uma vaga. E essas mesma coisas continuam valendo por todo o seu período no emprego. Claro que terão momentos de descontração, mas você estará trabalhando. Não se esqueça nunca! ;)



Quanto as minhas considerações finais, posso dizer que aprendi muito. Nesse ano pude dar valor ao dinheiro dos meus pais, comecei a tentar controlar meus gastos com besteiras e amadureci muito. Acredito que um pouco de trabalho duro e rotina não faça mal a ninguém. Se o trabalho é honesto, que mal tem?
Qualquer dúvida pode comentar aqui embaixo que eu respondo tudo tudo tudo. Para ficar sabendo quando tem post novo por aqui é só curtir nossa Fã-Page no Facebook, nos seguir no Instagram e assinar nossa Newsletter aqui do ladinho <<<<<<


Um beijo em vocês, até mais!