segunda-feira, 7 de março de 2016

Considerações sobre a faculdade

Bom, vocês já viram de tudo aqui no blog, tem considerações sobre vida saudável, 1° emprego, Ano Novo... E agora vamos conversar sobre faculdade. 




Minha experiência é um misto de coisas boas, maravilhosas, ruins e amedrontadoras. Eu estava para terminar o Ifes em 2014/2 quando me candidatei para concorrer a uma bolsa integral oferecida pelo ProUni na FDV. Eu sempre soube que queria estudar Direito, embora tenha ficado com muitas dúvidas *todo mundo fica, não tem jeito!* e até tenha vontade de estudar História e Serviço Social, eu sempre quis Direito. Sabendo disso, me candidatei a vaga E CONSEGUI!

Em menos de uma semana me vi aluna veterana e caloura, *eu estava no último semestre do Ifes e no primeiro na faculdade*. Só Deus sabe como eu consegui levar as duas coisas, o cansaço físico e mental era visível em muitas das vezes que chegava para as aulas. A tarde estava no Ifes em Cariacica e a noite em Vitória da FDV e isso morando em Vila Velha, eram de 5 a 6 ônibus todos os dias entre o percurso todo. É claro que tive MUITO apoio de vários amigos, familiares e meu querido Dudu, *Muitas vezes Ana fazia trabalhos inteiros e colocava meu nome!*. Depois veio o fim no ano e o primeiro semestre da faculdade passou, mas o Ifes ainda não tinha acabado, por conta das greves só ia terminar em Março/2015, foi uma época muito tensa, mas hoje olho pra trás e não me arrependo de nada!

 
Colação de Grau - IFES 2015/1

Ei, ei, ei... Esse era pra ser um texto com considerações sobre a faculdade e eu não paro de tagarelar sobre outras coisa!  Então vamos lá, logo que comecei a faculdade vocês já perceberam que foi uma loucura só, por ser bolsista então, mais ainda: eu não podia nem sonhar em ter notas ruins.

Direito é um curso como outro qualquer, as pessoas tendem a encastelar o Direito e a Medicina e eu sempre achei isso o Ó, em qualquer curso as pessoas tem que estudar muito, ler muito, praticar muito, portanto não existem cursos fáceis. No primeiro período acontece a adaptação da nova rotina, dos novos conteúdos, do local de aprendizado, das pessoas novas e até da liberdade que se tem na faculdade *Alôoo, não precisa pedir pra sair da sala mais!*.

Essa adaptação é muito importante, porque se você não estiver bem engajado já na segunda ou terceira semana, pode acabar perdendo algo importante. O ritmo tende a ser mais acelerado na faculdade, os professores passam conteúdo e trabalhos mais rápido, isso porque eles tem 4 ou 5 meses pra trabalhar tudo e ainda aplicar atividades.

Outra consideração importante é quanto ao método de transmitir o conhecimento, no Ifes os professores já usavam bastante os recursos de mídia, mas ainda usavam o quadro. Quando entrei na FDV isso foi meio assustador, eu tive um professor que entrou em sala e sentou a nossa frente e começou a falar a matéria, ninguém entendeu muito bem e eu fiquei boiando me perguntando quando ele ia começar a aula, sem me tocar que aquilo já era a aula. Bom, depois de umas três aulas eu me toquei e comecei a escrever tuuuudo que ele falava no caderno, outros professores usavam o projetor com as ideias centrais e desenvolviam oralmente e a gente anotando TUUUDO mais uma vez. 

Ainda sobre os métodos, é legal lembrar que algumas atividades estão lá só pra fazer você aprender mais, sem valer ponto ou alguma bonificação. No ensino médio e fundamental a gente se acostuma a fazer resumos e trabalhinhos "pra ganhar ponto", na faculdade não é assim, meus queridos. Tudo que o professor está falando pode cair na prova, mas algumas vezes ele pode fazer indicações de leituras extras, filmes extras, livros extras que só estão sendo indicados para que você seja um profissional melhor no futuro, alguns alunos tendem a fazer só o que VALE NOTA, isso é um erro tremendo. Demorei muito a entender isso, mas enfim aprendi a buscar sempre mais informações a partir das dicas que os professores davam.



Calma, ainda não acabaram minha considerações!! Sempre existem ofertas de atividades extra nas faculdades, isso quer dizer matérias eletivas, cursos online, grupos de estudos e etc. No primeiro período não puder fazer nada porque estava muito lotada com o Ifes, mas no segundo período consegui a oportunidade de ser monitora e no terceiro fiz uma matéria online, agora no quarto período vou participar de um Grupo de Estudo e um Curso de Extensão online. Essas atividades extra classe são muito importantes pra vida acadêmica, elas acrescentam uma bagagem de conhecimento de uma maneira descontraída, por exemplo, uma matéria online você faz aos poucos, e sempre que pega pra estudar está realmente com vontade porque é você quem faz seu horário de 'aula' nas plataformas. (;

Pra fechar as minhas considerações queria dizer a vocês que sempre sonharam em fazer faculdade e a vocês que estão cursando que além de te transformar em um profissional, a faculdade vai te dar grandes experiências e grandes amigos, esse é o espaço de errar e aprender, de se dedicar ao máximo. Quanto mais esforço você tiver aqui, maior será seu sucesso láaaa no mercado de trabalho. Então aproveite! Faça aquilo que você ama e faça com vontade.

Minha querida turma!

Espero que tenham curtido o post, sei que ficou GIGA, mas espero que seja de grande valia a todos vocês. Deixem nos comentários as suas considerações sobre a faculdade, ok?!

Um beijo e até mais!


Hanis: