quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Dicas para um bom ENEM

Quem aí vai fazer o ENEM esse ano? Essa é uma prova que quase todos os jovens já fizeram ou vão fazer, pelo menos uma vez na vida. Quando eu fiz (láaa em 2013) senti uma pressão enorme por conta da prova e da nota que 'tinha' que tirar. Por conta disso, resolvi escrever esse post, porque agora, quase 3 anos depois eu ainda vejo pessoas se sentindo pressionadas e desesperadas com a proximidade da prova.


Resultado de imagem para foto de pessoas fazendo prova

A prova será nos dias 5 e 6 de novembro, então o candidato tem ainda uns 10 dias até o fim de semana do Enem. Esse tempo é suficiente para focar em resolução de questões, fazer simulados (faça as provas antigas aqui!) e treinar muuuito redação. Também nesse tempo é legal que o candidato busque os possíveis temas da redação, tentando ler um pouco das notícias que mais movimentaram nossos país.


Algumas dicas são sempre válidas, não é mesmo? Então vamos lá:

1º: Faça as provas, reserve esse tempo e faça pelo menos uma vez. Assim você vai sentir o tempo da prova. Quando eu fiz, achei a prova interminável porque não tinha feito simulados antes para sentir o tempo que demoraria, pode parecer brincadeira, mas ficar sentado durante 4h30\5h30min não é nada fácil. Se preparar testando sua 'resistência' é muito importante!

2º: Use roupas confortáveis, evite aquelas que te dão alguma coceirinha (sabe aquela blusa que  a etiqueta incomoda?), calças muito apertadas que prendem a circulação, pulseiras e acessórios de cabelo que ficam caindo e outras coisas que vão te incomodar de alguma forma. Eu diria para você ir de pijamas, mas seria muito estranho, então para as meninas uma legging, blusa, casaco e, nos pés, havaianas, está excelente.

3º: Nos dias do ENEM, não almoce muito tarde, você tem até as 13 horas (por favor, não deixe para o último minuto!) para entrar no local de prova, então tente almoçar entre 11:30 e 12:00, depois disso seu corpo vai ficar muito pesado no início da prova, bate aquele soninho né, e as primeiras horas de prova são as que você mais rende, porém se estiver naquele estado 'pós almoço' vai perder esse rendimento.

4º: Leve lanchinhos e saia durante a prova, essas duas dicas são muito importantes. Leve algo para comer e beber durante a prova, você vai ficar com muita fome, juro. Eu optei por levar coisas que eu amo, então levei chocolate, um biscoito e suco, além disso também levei garrafa de água, que é essencial. Enquanto estiver fazendo a prova, que tem 90 questões em cada dia, se organize para sair e ir ao banheiro. Na verdade, ir ao banheiro é uma desculpa, é muito importante que você levante um pouco, até para descansar os olhos, quando você voltar estará se sentindo bem melhor e mais disposto para continuar.



Essas foram as minhas dicas para vocês, tentem se acalmar e nessas últimas semanas relaxar, assistir jornais e sair um pouco daquela neura de estudar o conteúdo em si. Sério, é muito importante fazer as questões pra entender um pouco a 'lógica do Enem'. 

Antes de começar a prova, não se esqueça de, independente da sua crença, pedir a Deus calma, tranquilidade e sabedoria. Ele sabe tudo que é melhor pra você. Desejo uma prova a todos! 

Um beijo e até mais!