quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

A vida não é uma corrida


A vida não é uma corrida. Na verdade, depende do que você considera que seja a vida. Se para você o "sentido da vida" é estudar algo que você nem tem certeza do porquê escolheu por anos a fio e trabalhar com isso, ok. 

Mas se para você, assim como pra mim, isso não é o suficiente, então não... Definitivamente não é uma corrida contra o tempo. 
Durante toda a infância, até o fim da faculdade, estudamos. De preferência, interruptamente. Se você adicionar um mestrado, doutorado ou qualquer outra pós-graduação, pode colocar mais uns bons anos na conta. Somos ensinados que devemos terminar os estudos todos de uma vez, sem pestanejar. Uma corrida.

E de que adianta "vencer" mas não saborear a vitória? Nesse sistema não existe espaço para dúvidas, erros, indecisões, fracassoÉ, as vezes nós fracassamos. Escolhemos um curso errado, uma faculdade em que não nos adaptamos... E mudar para algo melhor, seja isso um tempo para si mesmo ou outro nicho, também é visto como fracasso. Afinal, você não vai mais chegar na linha de chegada no tempo esperado.

Tenho certeza que a minha vida é vista como um fracasso. Comecei uma faculdade que eu não me adaptei pois não tinha passado pro que eu queria, e larguei. Depois, passei para a que eu queria, mas tranquei um semestre e somente agora estou cursando. Mas o que eu posso fazer? Foi o tempo que precisei para consertar os meus erros, para me conhecer melhor. 

Foi então que eu percebi que a vida não é uma corrida, você não tem que chegar na frente de todos para ser o melhor. Você tem que chegar quando for o seu tempo de alcançar a linha de chegada. 

Então meu conselho é: demore! Mas não para sempre. Permita-se errar, mas decida algo que você queira do fundo do seu coração... E vale lembrar que nem todos os caminhos exigem uma graduação, contanto que você esteja feliz com isso.